• Dilma é reeleita presidente e ganha mais quatro anos de mandato

    Dilma Rousseff (PT), 66 anos, garantiu neste domingo a reeleição para a Presidência da República. A petista, que já havia terminado o primeiro turno na liderança, conquistou a maioria dos votos no segundo pleito, somando 51,4% contra 48,5% de Aécio Neves (PSDB), em uma votação extremamente acirrada – o resultado só pôde ser oficializado com 98% das urnas apuradas. Dilma permanece como chefe de Estado até 2018.

    Com o triunfo, o PT venceu o quarto embate com o PSDB durante o segundo turno de uma corrida presidencial. Em 2010, a própria Dilma ganhou de José Serra e, nas oportunidades anteriores, Lula venceu Serra em 2002 e Geraldo Alckmin em 2006.

    Desde o primeiro turno, Dilma adotou uma postura agressiva e de defesa do governo nos debates. No segundo pleito, a tática não foi modificada e nos encontros com Aécio Neves Dilma destacava a sua experiência à frente da Presidência e criticava a gestão do tucano no governo de Minas Gerais e a atuação como senador. A petista conseguiu se desvencilhar das ofensivas do adversário, que questionava o seu trabalho depois do escândalo da Petrobras e a capacidade de conter a inflação.

    À frente do País, a chefe de Estado tentará levar adiante promessas de combate à corrupção, fim da impunidade e de ampliação dos programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Pronatec. A reeleição de Dilma chegou a ficar ameaçada, principalmente logo após o primeiro turno, quando as pesquisas apontavam uma ligeira vantagem de Aécio Neves sobre a candidata do PT. Dilma recuperou terreno e reconquistou a confiança da maioria dos eleitores.

     
  • José Ivo Sartori é eleito governador do Estado

     

    Após 12 anos, o PMDB volta a vencer uma eleição para governador do Estado. A vitória foi confirmada quando a apuração de urnas atingia 86,79%. José Ivo Sartori, ex-prefeito de Caxias do Sul, já se consolidava na frente com 61,23% dos votos válidos e não podia ser mais alcançado pelo atual governador e candidato à reeleição Tarso Genro (PT), que somou 38,79%. Com 100% da apuração, Sartori fechou com 3.859.611 votos (61,21% válidos) contra 2.445.664 (38,79%) do petista.

    O retorno do partido ao Piratini ocorre novamente com um político vindo da Serra e mais uma vez enfrentando o PT. Em 2002, Germano Rigotto venceu Olívio Dutra, que buscava a reeleição. Desta vez, Sartori, que lembrou a candidatura de Rigotto, pois tal como o colega de partido, esteve desde o início da disputa estacionado na terceira posição, crescendo decisivamente nos últimos dias de campanha no primeiro turno, acabou vencendo com 40,40% contra 32, 57% de Tarso Genro.

    Neste segundo turno, Sartori apareceu com larga vantagem desde as primeiras pesquisas, o que foi confirmado neste domingo. Após uma polêmica sobre cancelamento de debates na primeira semana da campanha do segundo turno, ele adotou uma postura de evitar confrontos com Tarso Genro nos encontros com o candidato petista. Sartori ainda baseou sua estratégia em projetar o futuro de sua administração evitando as comparações os ex-governadores do PMDB Antônio Britto e Germano Rigotto.

    Natural de Farroupilha, na Serra gaúcha, Sartori é formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). O novo governador começou a carreira política em 1976, como vereador em Caxias do Sul. Em 1982 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, cargo que ocupou por outros quatro mandatos consecutivos. Em 2002, elegeu-se para a Câmara Federal. Dois anos depois venceu a disputa para a prefeitura de Caxias do Sul, com vitória no segundo turno e, em 2008, foi reeleito.

     
  • Inscrições abertas para o Vestibular de Verão da Faculdade Ideau

    Inscrições abertas para o Vestibular de Verão da Faculdade Ideau.  Até dia  26 de Novembro de 2014, estão abertas inscrições da Ideau para o vestibular. Os interessados devem se dirigir as secretarias acadêmicas e pelo site www.ideau.com.br. Prova única dia 28 de Novembro de 2014 as 19 horas e 30 minutos, no local: Campus II - Faculdades Ideau. Segundo a organização o gabarito sai ainda  28 de Novembro  a partir das 23 horas, e o  listão dos aprovados: 01 de Dezembro de 2014 a partir das 14 horas.

     

No ar ao vivo 00:00 | 06:00

  00:00 às 06:00 – Todos os gêneros musicais

Destaque da Redação

Equipe

  • bruno_comunicador
  • ederson
  • jussara
  • kiko
  • laisla_secretria
  • silvio_comunicador
  • viviane

As Dez Mais

1-      Marcos e Belutti – Domingo de manhã

2-      Henrique e Juliano – Recaídas

3-      Céu e Cantos – Maior que o oceano

4-      Nechivile – Ponto G

5-      Jads e Jadson –Ressentimento

6-      Victor e Léo – O tempo não apaga

7-      João Neto e Frederico –Ele não vai mudar

8-      Os Serranos – Cantador de campanha

9-      Eduardo Costa – Os dez mandamentos do amor

10-   Portal do Sul – Valeu a noitada